30 de jun. de 2008

Permita-se enamorar!

Estar apaixonado! Melhor seria dizer: “estar enamorado” *, pois apaixonar-se está ligado a um sentimento que extrapola, excede, em termos de intensidade sobrepondo a razão, a lógica. Seguindo mais adiante nesta análise, temos a palavra paixão. Nossa cultura diz que a paixão é uma “coisa” boa, um sentimento bom, mas não é apenas este o seu significado. Paixão além de se referir a quem está apaixonado, também é sinônimo de sofrimento. Não há quem não tenha sofrido por paixão.
Muitas vezes é o medo do sofrimento que não nos permite sermos verdadeiros em nossos sentimentos, passando a medir nossas atitudes, nossas palavras, nossos gestos e, de repente, quando olhamos para o espelho dizemos: “- não era aquilo que eu queria dizer ou fazer”. Este receio está intimamente ligado ao medo de perder o ser amado. Acreditamos que escondendo nossas falhas a pessoa amada só verá nossas qualidades, só nos verá bonitos, arrumados com saúde, penteados.
É fato que corremos o risco de não sermos exatamente o que o outro deseja, mas criamos situações difíceis e, pôr vezes irremediáveis, aderindo a subterfúgios, máscaras para representar alguém que julgamos agradar ao outro e que de maneira alguma, se parece conosco. Uma relação baseada em aparências, nunca poderá refletir se estamos agindo corretamente. É neste ponto que devemos falar, ou melhor conversar, quando conversamos, os dois têm a chance de falar , expor seu ponto de vista suas intenções. Crie oportunidades para o diálogo franco, é um excelente momento de crescimento pessoal e do casal, devemos oportunizar a chance das pessoas reverem suas atitudes, aprender novas maneiras de compartilhar podendo ver a riqueza de experiências que o outro traz. Muita confusão pode ser evitada quando expomos nossos pensamentos e intenções e permitimos que nosso(a) companheiro(a)também o faça.
Sejamos francos: desperdiçaremos uma ótima chance de resolver as coisas quando nos fechamos ou colocamos uma “pedra” pôr cima de uma questão mal resolvida, fingindo que está tudo certo, quando na verdade ainda não está. Resolver algo é encerrar o caso e não deixar arestas para serem aparadas no futuro. Pessoas que guardam mágoas, ou questões mal solucionadas não percebem que estão dando manutenção à um câncer, a um monstro que irá pouco a pouco devorar a relação do casal. Dói mexer em um machucado, nós bem sabemos, pois fazendo analogia, quando éramos crianças e arranhávamos o joelho. Tínhamos que permitir que viessem com algodão, álcool, a fim de limpar a ferida. Muitas vezes é tão necessário e doido, limparmos os machucados do coração, para que não infeccione, quanto uma ferida aberta no joelho.
Faço uma sugestão. Enamore-se e permita que o outro enamore-se de você. Corra o risco, mantendo em mente o objetivo de aprender, conhecer, perdoar, amando profundamente e permitindo que o outro expresse seu amor. Situações conflitantes são excelentes oportunidades de crescimento e não significa, necessariamente que haverá um rompimento.
Se neste ponto, você teve dúvidas, é bom dar uma parada e questionar, a luz de realmente ver os fatos sem egoísmos, objetivando a solução. Desarme-se que fatalmente seu(sua) parceiro(a) se desarmará. Pense: só ataca quem se sente atacado ou injustiçado!

NOTA DE RODAPÉ
· Enamorar - inspirar amor em alguém, encantar.
· Paquerar- vigiar com intenção de namoro
· Namorar – procurar inspirar amor
· Paixão – emoção levado a alto grau de intensidade sobrepondo a lucidez e razão.


Gacy

Nenhum comentário: