14 de jul. de 2008

Crônica sobre Educacionismo II


Nosso continente vive um novo tempo cíclico: tempo de esquerdas capitalistas. Em vários países percebe-se os esforços, as injeções que os Estados tentam dar às classes favorecidas. São os únicos métodos de redistribuição de renda que eles têm conhecido, o tamanho dessa “fatia” é o grande debate nos Congressos Nacionais. Redistribuição da riqueza é o caminho mais curto para uma melhor qualidade de vida.
Para a inconformidade de novos dirigentes políticos latinoamericanos, obter os governos não significou ganhar o poder; esse já tem dono a tempos, quem detém o poder é Dom Mercado.
O Capitalismo instaurou os regulamentos, os tribunais, as leis do jogo, a muito que vêm fazendo isso. Se “ele” se mostra indestrutível, soberano e absoluto, a utopia é a mutação. A sociedade mudará as regras do jogo.
Necessitamos dirigentes mais filósofos que nos façam pensar, e menos Políticos que nos digam o que fazer. Na oportuna alteração desta rota suicida, está em jogo a própria sobrevivência da espécie humana.
Esta Sociedade do Consumo e da Opulência conseguiu transformar o “Homo Sapiens” em “Homo Consumidorus”. São todos tratados como Turbo-consumidores, que oscilam entre a euforia e o vazio, loucos para comprar, desesperados para pagar.
A qualidade de vida das próximas gerações são o grande desafio do Movimento Educacionista, não apenas no Brasil, mas também em Latinoamerica, (afinal o mesmo vento que venta lá, venta cá).
O cidadão do futuro tem que se sentir realizado pelo que é, não apenas pelo que tem. Nossos jovens exigem ferramentas para diferenciar: o valor, do preço; e que êxito não é felicidade.
O Educacionismo tem que tomar para si o protagonismo, como Movimento Popular que é. Não apenas na elaboração das políticas do Estado, também deve influenciar, para que a Sociedade adote “Ações Positivas” (exemplos que deram certo), que permitam ao homem do futuro olhar para dentro de si, e se reencontrar com seus valores, sentindo-se realizado no esporte ou nas artes.
O consumo desenfreado como nos “sugerem” os meios multimídia, não devem ser a única opção. Construir uma nova alternativa leva tempo, esse tempo ... tão escasso... é agora. É a utopia. É o Educacionismo.
Raúl

Nenhum comentário: