19 de set. de 2013

IV Conferencia da Cultura do Distrito Federal

Aconteceu nos dias 14 e 15 a IV Conferência de Cultura do DF, foram dois dias de árduos e exaustivos trabalhos. Ao término, a maioria dos participantes estava satisfeita, embora, escutavam-se vozes descontentes que não se sentiam totalmente contemplados. No geral, tod@s estavam muito cansados.
A Conferência foi o ponto alto de todo um processo que começou há vários meses, um espaço novo de dialogo entre o Poder Público e os agentes culturais da cidade, com destaque para os recentemente eleitos Colegiados Setoriais.
Este foi o primeiro dialogo que tiveram o poder público e a sociedade, depois de todos os acontecimentos que iniciaram em julho com os protestos generalizados. A insatisfação e vontade de mudança estavam latentes nesta Conferencia, mais, no resultado final, não ficaram muito explícitos.
Os quatro grupos de trabalho fizeram a redação final das propostas para a Conferencia Nacional, muitos participantes reclamaram da falta de tempo para analisar e melhorar as propostas.
Nos debates sobre o Projeto de Lei que se enviará a Câmara Distrital aconteceram os mais acalorados debates, para a Secretaria da Cultura o mais importante foi à aprovação da criação das Regionais de Cultura, nos moldes da Educação, isso implica em novos órgãos e cargos públicos, esperemos que cumpram com sua missão.
Os debates ficaram tensos cada vez que o tema era: divulgação, publicidade, meios de imprensa... mostrando um profundo gargalo que não foi abordado com a devida atenção, merecendo apenas 3 linhas em algum artigo. Os artistas reclamam que não tem acesso aos meios massivos de difusão, nunca tem espaço na Globo ou no Correio Brasiliense.
Nosso Colegiado (Livro, Leitura e Bibliotecas) se dispõe, para o mês de outubro, organizar uma reunião “informal” com todos os Colegiados. O tema: nossa deficiência na área de publicidade, marketing e noticias, estará entre os primeiros da pauta.
O ponto culminante da Conferencia foi a eleição dos 7 representantes e seus suplentes. Nosso Colegiado conseguiu, com muito trabalho, nominar 2 Delegados titulares: os escritores Marcos Linhares e Carlos Augusto “Cacá”.

Desejamos a tod@s os eleitos, muita sorte na próxima Conferencia Nacional da Cultura, que acontecerá na última semana de Novembro.

Nenhum comentário: