4 de set. de 2008

27º Feira do Livro Brasília



Sábado, 30 de agosto, começou a 27ª Feria do Livro. Iniciamos com um encontro de escritores uruguaios. No estande do Sindicato dos escritores e da Academia Taguatinguense de Letras, aconteceu um sarau organizado pelo Movimento Cultural aBrace, com a presença de seus diretores Nina Reis e Roberto Bianchi, com a participação especial da poetisa uruguaia Betty Chiz. Com o microfone aberto para a participação do público presente, desfrutamos de um evento iluminado pela magia das palavras e das idéias. Em meio ao espetáculo poético, escutamos o som da chuva, esta não seria nenhuma noticia se, Brasília, não estivéssemos ainda no período da seca. Após 5 meses de baixa umidade, as primeiras gotas de chuva que caíram, recebemos não apenas como prenúncio da primavera, mas também e principalmente como um sinal de bom e fértil período na literatura e nas raízes culturais da nossa sociedade.
Paralelo a Feira do Livro iniciamos esta semana, a primeira Bienal de Poesia – I BIP, um empreendimento que se tornou realidade, principalmente, pela perseverança do escritor Antonio Miranda. Contaremos com a participação dos nossos amigos e convidados uruguaios também em apresentações na BIP.
Ao final da noite do dia 30/8, recebemos a honrada visita do poeta amazonense Thiago de Mello (principal homenageado em esta Feira e Bienal). Foi um momento emocionante, ver este homem de idade avançada, que na noite anterior dormiu com um médico em sua cabeceira, pois estava com 40º de febre, inclusive foi noticiado pela imprensa que sua presença era incerta. Vê-lo ali conosco distribuindo otimismo foi maravilhoso! O grande Thiago de Mello nos contou sobre o carinho e saudade que tem por Mario Benedetti e Eduardo Galeano, sobre o tempo que ficou exilado no Uruguai e os amigos que conquistou. Admirável a história de vida deste poeta.

Estamos na 27ª Feira do Livro, que começou da melhor maneira possível.

Nenhum comentário: