24 de mar. de 2010

Boteco novo!!!

Uma notícia me surpreendeu naquela manhã, o jornal contava que após 1931 anos, reabria um “termopólio” na cidade de Pompeia (Itália).
Minha alma de jornalista irrequieto me levou à uma viagem imaginaria, na investigação do tal evento.
Primeiro, quero dizer que termopólio era a denominação, que no antigo Império Romano, recebiam as tabernas.
Foi no ano 79 de nossa era que o Vesúvio, sem aviso prévio, entrou em erupção, dali fugiram desesperados os clientes, o dono e os funcionários.
Assim que cheguei, fui recebido pelo dono: - “Mudou o proprietário?” perguntei.
- “Não, sou o mesmo, meu nome é Vetutius Placidus, fui obrigado a reabrir o bar, não da para viver hoje em dia com uma aposentadoria miserável.” comentou.
Os garçons trabalhavam limpando umas teias de aranhas e repondo o gelo, que tinha derretido.
- “A freguesia mudou muito?” quis saber.
- “Alguns são os mesmos, um pouco acabadinhos é verdade, mais quero aproveitar sua presença, senhor jornalista, para fazer um apelo à alguns clientes que fugiram na noite do 24 de agosto de 79 DC. Eles foram sem pagar, com justo motivo reconheço, mais agora que reabrimos, serão bem-vindos e poderão dispor de seu credito, após acertarem suas contas”.
- “ E qual é o menu para esta esperada reinauguração?”
- “O mesmo da última ceia: Queijo ao forno com mel. Conseguimos até aproveitar um pouquinho do mel, que havia no depósito, mais o queijo... estragou mesmo, tivemos que reabastecer”.
- “Pensa fazer alguma mudança, para se adaptar aos novos tempos?”
- “Não. Apenas mudamos o nome para MacPlacidus. Quer beber alguma coisa? É por conta da casa.”
- “Tem whisky? Perguntei.
- “O nosso é o melhor da cidade... muito antigo”

Nenhum comentário: