22 de out. de 2011

Bate-papo Ler Está Na Moda

A DEL4S – Assessoria Literária e Produção Cultural com o apoio do SINDESCRITORES-DF e da Academia de Letras do Brasil/DF, organiza mensalmente o bate-papo Ler Está Na Moda, que já vai para a sua sexta edição. O próximo será no dia 03 de novembro de 2011, às 16 horas,no auditório da Livraria Cultura do shopping CASAPARK.
O evento terá o tema “Histórias para adolescentes”. A apresentação é da escritora Janaina Rico, que este mês receberá como convidados os escritores Paula Pimenta e Rafael Fernades.
Durante 50 minutos os artistas debaterão com o público. O evento será transmitido em tempo real pela internet, no site de relacionamentos “twitter”, utilizando o perfil da apresentadora (@Janaina_Rico). Haverá sorteio de brindes.
Seguirá com uma sessão de autógrafos e fotos, onde os presentes poderão interagir com os escritores e adquirir os livros deles caso queiram.

II Noite Literária - Sessão Coletiva de Autógrafos


A Academia de Letras do Brasil/DF com o apoio da Embaixada da República da Argentina, promove a II Noite Literária - Sessão Coletiva de Autógrafos.
Pensando na dificuldade enfrentada pelos escritores em divulgar e distribuir suas obras, a Academia de Letras de Brasil/DF,representada pela sua presidente a imortal Vânia Moreira Diniz - por intermédio de sua diretora cultural a escritora Gacy Simas - e a produtora literária e diretora do Sindicato dos Escritores/DF Roberta Von Doelinger, com o apoio da Embaixada a Argentina, uniram-se para organizar a segunda grande sessão coletiva de autógrafos junto com uma homenagem à literatura argentina.
O projeto Noite Literária tem como objetivo desenvolver a interação entre o público e os autores, disseminando a cultura e valorizando a literatura contemporânea no Distrito Federal. Outrossim, a literatura argentina e a paixão daquele povo pela leitura, contribuirão para criar um ambiente propício para os amantes das letras.
Para 2011 foram planejadas duas grandes Noites Literárias. A primeira ocorreu no dia 14 de abril, com a participação de vinte e cinco autores; a segunda ocorrerá no dia 07 de dezembro na Embaixada da Argentina, apoiadora cultural do evento. Serão convidados trinta autores, de variados gêneros literários, ultrapassando cem obras. A entrada é franca e o evento é facultado a todas as idades.
Para 2012 a meta é a realização de mais quatro Noites Literárias . Poesia, romances, biografias, antologias e temas como ficção científica, literatura infanto-juvenil e saúde, marcarão presença entre as obras que integrarão o evento.
Para abrilhantar a II Noite Literária, contaremos com a participação especial do professor argentino Juan Pedro Rojas, doutorando do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB, quem fará uma pequena palestra sobre literatura argentina.
Entre os escritores já confirmados estão: Vânia Moreira Diniz (poetisa e presidente da ALB/DF, autora de Aquarela em Poesia), Elias Daher (poeta e presidente do Sindicato dos Escritores/DF), Gacy Simas (educadora e com mais de 18 títulos, autora da obra Jardim de Poesia), Márcio Bontempo (renomado médico, mais de 60 títulos e palestrante, autor de O Novo Manual de Medicina Natural), Raúl Ballesta (escritor uruguaio, autor da obra O Baú do Raúl), Paulo Diniz (advogado e professor), Franciso Humberto de Freitas Azevedo ( médico e palestrante), Judivan J. Vieira (romancista e procurador federal) que receberão o público para conversar sobre suas obras. Entre os livros que estarão disponíveis para apreciação e aquisição, citamos as dos autores argentinos Jorge Luiz Borges "Primeira Poesia", Aldo Ferrer "A Economia Argentina", A.G. Roemmers "O Retorno do Jovem Príncipe", entre outras.
Serviço: Local: Embaixada da Argentina - SES 803
Data: 07 de dezembro de 2011
Horário: das 19h às 23h. - Entrada Franca
Contato: Roberta Von Doelinger - 8168.1991
Organização:

Aos Escritores:

A primeira sessão coletiva de autógrafos, denominada "Noite Literária", ocorreu no dia 14 de abril, com a participação de 25 autores. Foi idealizada e coordenada pela produtora literária Roberta Doelinger em parceria com a empresária Madge Rosa da Spècialitè Eventos e apoio da ALB/DF.

A II Noite Literária baseada na experiência e sucesso do primeiro evento, ocorrerá no dia 7 de dezembro, das 19h às 23h, na Embaixada da Argentina.

Serão aproximadamente 30 autores, mais de 100 obras. Com entrada franca, o evento criará uma interação entre o público e os escritores, ampliando a cultura do nosso Distrito Federal e prestigiando a literatura latino-americana. Como bem disse Ernesto Sabato, que será um dos homenageados do evento: "Viver consiste em construir recordações futuras". Com esse evento reforçaremos os laços de amizade entre nossos povos, construindo também recordações literárias. Faça parte dessa grande noite e divulgue sua obra!

Sobre as obras:

O autor poderá levar quantos exemplares quiser da obra escolhida - obra que ganhará destaque nos convites e cartazes -, além de outros títulos de sua autoria. As obras a serem expostas passarão pelo crivo da ALB/DF, não serão aceitas obras com conteúdo impróprio, ofensivo, preconceituoso ou rude. Cada autor e/ou Editora ficará responsável pela venda das obras.
Para informações sobre os valores de participação, patrocínio e/ou apoio cultural, entre em contato pelo e-mail: bettadoelinger@gmail.com
Cartaz da I Noite Literária:

21 de out. de 2011

Livros de presente!

Livros Indicados

Amigos, ajudem suas crianças (filhos, sobrinhos, enteados, afilhados...) a formar suas próprias bibliotecas. Deem livros de presente!

"Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê" [Monteiro Lobato]

Obra indicada:
Título: JARDIM DE POESIA

Autor: Gacy Simas
Ilustrador: Elison Simas
Gênero: Poesia



Coletânea de poemas para crianças, que refletem a vivência, a ludicidade e as experiências infantis. Cada um dos poemas expressa uma realidade, um conhecimento ou até mesmo uma preocupação do mundo infanto-juvenil. A preocupação com o crescimento, a relação com a vida e a morte, os jogos, o tempo, o clima, são abordados de maneira simples e atrativa nas rimas destes poemas.

Valor: R$20,00

Para aquisição: E-mail: livrojardimdepoesia@gmail.com ou pelo
site www.alvoradadelivros.com.br

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

23 de ago. de 2011

Posse na ALB/DF


José Carlos Brito, Raúl Larrosa, Marcio Bontempo,
Vania Diniz, Adriana Albuquerque, André Pullig e
Ozaina Bastos.



Cadeira 25, “Paulo Freire”.

Assumir como Membro Efetivo da Academia de Letras do Brasil seção Distrito Federal, é uma grande honra que muito me orgulha.
È também uma responsabilidade por ser o primeiro estrangeiro a ocupar uma cadeira nesta Academia, tinha a prerrogativa de poder escolher quem seria meu Patrono, escolhi Paulo Freire, como reconhecimento pelo que este grande educador brasileiro deixou para o mundo.

Minha posse e a dos demais colegas celebrou um ano da fundação da Academia, aqui em Brasília, somos por tanto, o mais novo coletivo literário do DF, também foi lançada a primeira coletânea de nossa Academia ( I Antologia da ALB/DF).
Nossa ALB é presidida no âmbito nacional pelo professor doutor Mario Carabajal, e no plano local pela escritora Vania Moreira Diniz, carioca de nascença mais brasiliense por adoção.

Eles são pessoas profundamente comprometidas com a sorte da humanidade, tem dedicado sua vida a uma ação duradoura em beneficio de nossa sociedade, eles são Humanistas com maiúsculas. Para eles, meu reconhecimento publico e meus respeitos.

O evento da Posse foi realizado num cenário que se confunde com os grandes templos do Saber e o Conhecimento: O Parlamundi da LVB.
Eis o site da ALB: www.academialetrasbrasil.org.br

27 de jun. de 2011

Campanha Ler está na Moda!





http://lerestanamoda.blogspot.com/2011/06/instrucao-para-producao-de-livros-curso.html

Participe e concorra




Data do sorteio: 15/07/2011

Que tal ganhar dois livros de uma vez?

Participe e concorra ao livro “Jardim da Poesia” de Gacy Simas e o livro “O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar” da escritora Janaina Rico.

Veja o link:
http://www.fusaobsb.com/sorteio-Concorra+a+dois+livros+infantis.html

24 de jun. de 2011

ideias e palavras....

Eu sou um artesão das ideias e as palavras, talvez por me sentir, muitas vezes, um inútil total, trabalhar o texto é o que faço “menos pior”.
A leitura é uma profunda e secreta comunhão, ninguém que leia um livro bom, o fará impunemente. Quando um texto é bom, sentimos que palpita e possui uma energia própria, deixando algo novo, nos modificando, nos fazendo sair perguntando, indagando, sempre aguçando nossa consciência crítica.
Quando nos educam, ensinam uma historia universal vista do ponto de vista europeu, fatos obre o Oriente, sobre a China ou a Índia são omitidos. Com relação ao continente Africano, quem melhor nos ensina é o professor “Tarzan”.
Ensinam-nos que a Imprensa nasceu na Europa, no século XV, quando os chineses faziam impressões dois séculos antes, o mesmo acontece com a pólvora e a bússola, os 3 elementos que alavancaram a civilização ocidental, nunca pagaram direito autoral.
Por ser um incorrigível perguntador estou sempre à espreita da terceira margem do rio, ali onde se cruzam o humor e o espanto, as expectativas e as decepções.
Qualquer tipo de literatura que queira ser crítica tem também que ser de celebração a vida, do contrario, corremos o risco de que a consciência do leitor adormeça e regrida; tem que parecer mais um ato de amor, que de masturbação, até porque assim é possível conhecer mais pessoas e personagens.
São as contradições que ajudam a mover a historia e a literatura, que estimulam as mudanças, que ensinam os caminhos noturnos da alma humana. Nossa herança judeu-cristã não ajuda muito, fazendo tanto elogio a dor e ao sofrimento. Procurem na Bíblia... a relação alegria e tristeza é assustadoramente desproporcional. Para atestar essa teoria temos como exemplo uma passagem que diz: “O mundo é um vale de lagrimas”, e “... os eleitos são aqueles que mais sofrem”.
Ser culto é mais que ouvir ou falar, é escutar as mil vozes de nosso universo. Para falar devemos escutar, recolher as palavras, transformá-las e devolver ao mundo, modificando a paisagem e a leitura.
Sou de uma geração que apreciava uma literatura engajada ideologicamente, um sinal dos tempos: a literatura de hoje tem que ser comprometida com a moral e a ética.

19 de mai. de 2011

LIVROS E ADOLESCENTES - LER ESTÁ NA MODA





LIVROS E ADOLESCENTES - LER ESTÁ NA MODA

A escritora Janaína Rico receberá dia 1/06 os escritores Enderson Rafael, Tammy Luciano e Gacy Simas para um bate-papo com o tema: "Livros e adolescentes - ler está na moda", na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (Brasília), às 19h30. Entrada gratuita.

Haverá sorteio de brindes e sessão de autógrafos.

Janaína Rico é escritora, roteirista e palestrante. Autora dos livros "Ser Clara", "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar", e roteirista do curta-metragem "Educação Física" e do espetáculo teatral "Todas as piadas de nossas vidas".

Enderson Rafael é escritor, comissário de bordo e estudioso de segurança de voo. Autor de "Todas as estrelas do céu".

Gacy Simas é escritora e professora. Autora de mais de quinze títulos, como "Jardim de Poesia", "A Semana de Tofi" e "Enigma".

Tammy Luciano é escritora, atriz e jornalista. Autora dos livros "Sou toda errada" e Fernanda Vogel na passarela.

Informações para a imprensa:
Elisabete Produtora - assessoriadeimprensabsb@gmail.com
Roberta Doelinger - (61) 8168-1991
Madge Rosa - (61) 81875465

5 de abr. de 2011

Noite Literaria em Brasilia







Spècialitè Eventos realiza noite literária em parceria com a Academia da Letras de Brasília

Mais de 40 obras e seus respectivos autores estarão presentes nessa sessão coletiva de autógrafos, dia 14 de abril

Brasília, – Pensando na dificuldade enfrentada pelos escritores em divulgar e distribuir suas obras, a Spècialitè Eventos se uniu à Academia de Letras de Brasília/DF para organizar uma grande sessão coletiva de autógrafos, no próximo dia 14 de abril, a partir das 18 horas. O projeto Noite Literária tem como objetivo desenvolver a interação entre o público e os autores, disseminando a cultura e valorizando a literatura contemporânea do Distrito Federal.

Poesia, romances, biografias, antologias e temas como ficção científica e saúde marcam presença entre as obras que integram o evento. Entre os escritores, nomes como Vânia Moreira Diniz (poetisa e presidente da ALB/DF, autora de Aquarela em Poesia), Márcio Bontempo (médico e palestrante, autor de O Novo Manual de Medicina Natural), Paulo Diniz (advogado e professor) e Judivan J. Vieira (procurador Federal, autor de O Gestor, O Político e O Ladrão) recebem o público para conversar sobre seus livros e participar da sessão coletiva de autógrafos.


Serviço: Noite Literária
Data: Quinta-feira, 14 de abril
Horário: das 18 às 23 horas
Local: Espaço Oásis 300
Endereço: SIG Quadra 06, nº 1515 – Sudoeste/DF
Evento: Gratuito e aberto a todos os públicos





Mais informações para a imprensa:
Madge Rosa (61) 8187-5465
Roberta Doelinger (61) 8168-1991
specialitedf@gmail.com

23 de fev. de 2011

Carta a Eduardo Galeano e Informe, apõs o 1º ELAEL.

Na foto de Adriana Bertolucchi os oradores da Cerimonia inaugural: Lucas Barbosa (CO), profa. Rachel Nunez (Decana), Raul Larrosa (CO), profra. Maria Luiza Cruz (Dto. de Letras), Diogo Ramalho (CO), José Geraldo de Sousa (Reitor), Niré Collazo (invitada uruguaia)

Amigo Mestre.
Foi emotivamente homenageado durante o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes de Letras, varias vezes, em diferentes atividades, os estudantes e o publico em geral reconheceu sua luta pela Integração e Identidade de nossos povos, que eram as bandeiras do Encontro.
Quando começaram a planejar o evento (um ano e meio atrás), nunca imaginaram que em pleno mês de fevereiro, a UnB estaria tendo aulas, tudo por conta de uma greve que há uns meses paralisou a Universidade. Assim, chegada a hora do Encontro, não se dispunha de espaço físico suficiente para hospedar os convidados e nem realizar as atividades. Em uma atitude corajosa o evento foi mantido, milhares de estudantes chegaram de diversos lugares do pais e, na última hora, o Reitor, a Decana e Diretores garantiram o sucesso do evento com seu apoio moral, institucional e financeiro.
Fomos convidados, eu e minha esposa (a escritora Gacy Simas), para ajudar na organização, vestimos logo a camiseta e arregaçamos as mangas, não podíamos negar nosso apoio vendo a luta destes meninos, logo eu, tão crítico da desídia e preguiça do movimento estudantil contemporâneo, tinha a oportunidade de passar do discurso à prática. Assim foi, fiel a minhas raízes de contador de historias, convidamos vários deles, de vários países. Buscamos com estes artistas da narração oral chamar a atenção para esta pratica tão vital para o desenvolvimento das sociedades.
Durante o encontro foi destacado o espaço e a atenção que ganharam algumas atividades sobre minorias e gêneros, acorde com os tempos que vivemos, onde mulheres e índios ocupam cargos máximos nos Executivos de vários países.
Vários Movimentos Sociais estiveram fortemente representados, dando ao Encontro, um ar de Foro Social Mundial (refletindo Senegal?).
As periferias, explícitas e subliminares, estavam flutuando no ar, num mosaico de raças e credos, trazido pelo Cinema, a Literatura ou pela Música, tudo era motivo de convergência e debate.
Mais de 200 atividades dividiram o tempo e a atenção dos jovens que aguentaram o tranco durante toda a semana (ainda que nos últimos dias o ritmo fosse mais devagar).
Eu tive oportunidade de participar de muitas atividades, mais foi dos Saraus, realizados no Salão do Livro (invento nosso para trazer os escritores ao Encontro) que guardei as mais vivas emoções, ali conseguimos a verdadeira Integração Cultural que apregoamos, os meninos cantavam, declamavam poesias, contavam contos e vivencias, tudo em um ambiente descontraído e sincero revelando o verdadeiro espirito dos estudantes de letras, o titulo dos Saraus: “Vinho com Sacanagem”.
O encontro oportunizou aos estudantes a possibilidade de apresentar trabalhos acadêmicos, quinhentos deles foram selecionados, eu li alguns e gostei, agora vamos esperar a publicação dos Anais para ter acesso a todos.
Entre as curiosidades que posso lhe contar amigo Galeano esta a sobra de bolsas e taças de plásticos, mais faltaram logo nos primeiros dias...os preservativos!!!
Terminado o Encontro sobraram para a Comissão Organizadora varias dívidas, para os Estudantes uma aluvião de emoções e amizades novas e para mim a redescoberta da fé no movimento estudantil.
Obrigado pela mensagem que gravou para os Estudantes e enviou por intermédio do professor Conrado.
Amigo mestre da memoria, você esteve representado pelos contos e suas historias, não foi desta vez possível sua participação, quem sabe no próximo Encontro Nacional em julho na cálida Goiânia, se quiser fugir do frio de Montevidéu....
Atte: Raúl Larrosa Ballesta

Informe sobre o Encontro de Cynthia Funchal
Um sonho, uma meta, uma utopia, um objetivo, uma loucura... É vasta a lista
> dos diferentes adjetivos que podem caracterizar o I ELAEL – 1º Encontro
> Latino Americano de Estudantes de Letras , que aconteceu na Universidade de
> Brasília de 6 a 12 de fevereiro de 2011. Primeiro veio um olhar para o além:
> buscar a integração entre estudantes de Letras da América Latina. Depois, em
> setembro de 2009, a plenária final do V Encuentro Nacional de Estudiantes de
> Letras (ENEL Argentino), que aconteceu na Universidade de Comahue em
> Neuquén, aprovou, por aclamação, a construção do I ELAEL. No mesmo ano,
> durante o XXX CoNEL (Conselho Nacional de Entidades de Letras), ocorrido em
> dezembro na UEG de Anápolis, a construção do I ELAEL foi aprovada. Em 2010,
> a plenária final do XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL
> Brasileiro), na Universidade Federal da Paraíba, também foi favorável à
> realização do encontro, que já havia iniciado a sua mobilização.
>
> O I ELAEL, diferente dos fóruns tradicionais da Executiva Nacional dos
> Estudantes de Letras (ExNEL), foi um encontro que buscou trazer um acúmulo
> acerca da América Latina aos(às) estudantes de Letras, e teve convidados não
> apenas do Brasil, mas de outros países da América Latina. Mais de 1,5 mil
> estudantes estiveram na UnB para participar desse primeiro passo que foi
> dado. Outro diferencial do encontro foi a proposta de vivência, em que mais
> de 76 estudantes estiveram no Santuário dos Pajés, última aldeia indígena da
> capital, localizada em uma área do Distrito Federal que foi destinada à
> criação do setor habitacional Noroeste, ameaçando a permanência desta
> comunidade onde vivem há mais de 40 anos. Para os(as) participantes, foi uma
> experiência única de contato direto com o movimento e a realidade de
> indígenas no Distrito Federal.
>
> Embora a maior participação tenha se dado por parte de estudantes
> brasileiros, mas ainda contando com a presença de alguns estudantes de
> outros países, o trabalho não foi completamente em vão: houve erros e
> acertos por parte da Comissão Organizadora e das entidades envolvidas, mas a
> semente dos(as) estudantes de Letras da América Latina foi plantada, sendo,
> inclusive, eleita a sede do II Encontro Latino Americano de Estudantes de
> Letras: o Peru. Foram mais de 50 convidados nacionais e cerca de 20
> internacionais, entre escritores, poetas, professores e lingüistas,
> representando 8 países da América Latina.
>
> A Comissão Organizadora, composta por estudantes de Letras de várias
> instituições do país, reconhece algumas falhas de comunicação que ocorreram
> durante o encontro, como a divulgação atrasada da programação e outras
> complicações com a disponibilidade de espaço físico, e se desculpa
> publicamente por esses incidentes que também foram ocasionados pela
> desarticulação gerada pelos dois meses de greve enfrentados pela
> Universidade de Brasília, ainda em período letivo durante os primeiros dias
> do Encontro. Entretanto, o apoio dado pelo Instituto de Letras, pela
> Reitoria, pela Prefeitura do Campus e pelas demais unidades da Universidade
> de Brasília foram de fundamental importância para a concretização do I
> ELAEL, um passo primordial para a articulação das Letras na América Latina,
> e esperamos que novos frutos para o Movimento Estudantil de Letras sejam
> colhidos a partir desse primeiro encontro
.