27 de jun. de 2011

Campanha Ler está na Moda!





http://lerestanamoda.blogspot.com/2011/06/instrucao-para-producao-de-livros-curso.html

Participe e concorra




Data do sorteio: 15/07/2011

Que tal ganhar dois livros de uma vez?

Participe e concorra ao livro “Jardim da Poesia” de Gacy Simas e o livro “O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar” da escritora Janaina Rico.

Veja o link:
http://www.fusaobsb.com/sorteio-Concorra+a+dois+livros+infantis.html

24 de jun. de 2011

ideias e palavras....

Eu sou um artesão das ideias e as palavras, talvez por me sentir, muitas vezes, um inútil total, trabalhar o texto é o que faço “menos pior”.
A leitura é uma profunda e secreta comunhão, ninguém que leia um livro bom, o fará impunemente. Quando um texto é bom, sentimos que palpita e possui uma energia própria, deixando algo novo, nos modificando, nos fazendo sair perguntando, indagando, sempre aguçando nossa consciência crítica.
Quando nos educam, ensinam uma historia universal vista do ponto de vista europeu, fatos obre o Oriente, sobre a China ou a Índia são omitidos. Com relação ao continente Africano, quem melhor nos ensina é o professor “Tarzan”.
Ensinam-nos que a Imprensa nasceu na Europa, no século XV, quando os chineses faziam impressões dois séculos antes, o mesmo acontece com a pólvora e a bússola, os 3 elementos que alavancaram a civilização ocidental, nunca pagaram direito autoral.
Por ser um incorrigível perguntador estou sempre à espreita da terceira margem do rio, ali onde se cruzam o humor e o espanto, as expectativas e as decepções.
Qualquer tipo de literatura que queira ser crítica tem também que ser de celebração a vida, do contrario, corremos o risco de que a consciência do leitor adormeça e regrida; tem que parecer mais um ato de amor, que de masturbação, até porque assim é possível conhecer mais pessoas e personagens.
São as contradições que ajudam a mover a historia e a literatura, que estimulam as mudanças, que ensinam os caminhos noturnos da alma humana. Nossa herança judeu-cristã não ajuda muito, fazendo tanto elogio a dor e ao sofrimento. Procurem na Bíblia... a relação alegria e tristeza é assustadoramente desproporcional. Para atestar essa teoria temos como exemplo uma passagem que diz: “O mundo é um vale de lagrimas”, e “... os eleitos são aqueles que mais sofrem”.
Ser culto é mais que ouvir ou falar, é escutar as mil vozes de nosso universo. Para falar devemos escutar, recolher as palavras, transformá-las e devolver ao mundo, modificando a paisagem e a leitura.
Sou de uma geração que apreciava uma literatura engajada ideologicamente, um sinal dos tempos: a literatura de hoje tem que ser comprometida com a moral e a ética.