20 de mai. de 2010

II Semana ÇPoética no SESC




A ALT foi convidada pelo SESC, para apresentar, durante a Semana Poética, palestras para os alunos do EJA, com os seguintes temas: “Poesia”, a cargo da acadêmica Gacy Simas, e “Contos”, com o escritor uruguaio Raúl Larrosa.
Houve breve apresentação do presidente Mousinho, falando sobre a satisfação da ALT em reatar a parceria, que vem de muito tempo, e, que, no futuro, será reafirmada, especialmente no segundo semestre, com palestras filmadas, que serão veiculadas em mídias aproveitáveis em sala de aula.
A palestra sobre poesia foi apresentada em Power Point. Ademais, a palestra sobre contos foi ministrada de forma oral. No fim, conforme o hábito dos organizadores, foram sorteados livros de literatura entre os alunos das dez turmas presentes. O teatro Paulo Autran ficou lotado, pois havia mais de trezentos alunos presentes. O prof. Rossi velou para que as infraestruturas de som e de imagem ficassem perfeitas. O evento foi organizado por Eliane Fonseca e Paulo Garcia, ambos da Biblioteca do Sesc de Taguatinga Norte.
Além disso, firmamos parceria, juntamente com o Sindicato dos Escritores do DF e com a Biblioteca Nacional da Presidência da República, para a execução do ciclo de Palestras. Os painelistas foram: Elias Dahes, Presidente do Sindicato de Escritores do DF, e Gacy Simas, Acadêmica da ALT-DF, também filiada ao SE-DF, que discorreram sobre o tema sedução. O ciclo de palestras, ora retomado, terá a coordenação de Gacy Simas e de Raúl Larrosa.
A diretoria da ALT manifesta sua satisfação pelas parcerias firmadas. Reconhecemos que ensejam o mais elevado alcance cultural. Agradecemos às professoras: Eliane Fontana, João Garcia e equipe, e ao Coord. da Biblioteca Nacional, o poeta Antônio Miranda, pela visão cultural- coletiva manifestada.

Palestra na Biblioteca Nacional de Brasília




O começo do ciclo 2010 de Palestras-Debates, organizado pelo Sindicato dos Escritores do DF e pela Academia de Letras de Taguatinga, ocorreu no dia 13 de maio.
Trabalhar na Biblioteca Nacional é um grande prazer. O espaço é coordenado por Antonio Miranda e sua dinâmica equipe.
Sem registrar uma presença de público acorde com o conteúdo generoso e inovador, foi muito apreciado pelos poucos expectadores, que participaram ativamente.
Os temas “Sedução e Comportamento” foram abordados sob dois enfoques: o olhar masculino, pelo escritor Elias Daher; o feminino, pela acadêmica Gacy Simas.
No final, uma intervenção do escritor português João Ferreira incorporou o olhar poético ao encontro.
Toda a palestra foi apresentada em Power Point.
O ciclo continuará. No próximo encontro, o tema será “Gêneros Literários” e, o seguinte, “Cidadania”.

Sarau das Mães no Taguaparque.




A tarde-noite fria e ventosa conspirou para que o público não conseguisse permanecer no evento realizado dia 9 de maio, domingo, em homenagem às mães. O Taguaparque, em Taguatinga, Brasília-DF, que, normalmente, lota aos domingos, esteve quase vazio. Os escritores que ali apareceram desfrutaram de um show bem humorado, quase particular, feito pelo músico Máximo Mansur, que apresentou seu segundo CD, intitulado “Banana com Farinha”.

Posse dos membros voluntários na ALT




Em um dia inusitado: sexta feira, dia 7 de maio, às 15 hs, realizou-se na sede de nossa Academia de Letras de Taguatinga (ALT), a reunião que deu posse aos novos membros voluntários colaboradores. Esta é uma das categorias para pertencer ao quadro de membros da ALT, dentre: Titulares, Beneméritos, Honorários, Correspondentes e Mantenedores.
Cada novo membro chega a esta instancia indicado por algum membro titular.
Foram empossados os escritores:
Maria Félix Fontelle, Pedro Gomes, Gabriel Fassio, Fernando Gurgel e Raúl Larrosa.
Vibrações muito boas tomaram conta do coletivo, o espirito dos recém chegados contagiou a todos, para ilustrar, uma anedota: já no final da reunião se apresentou o informe das dificuldades para a realização do Sarau do Dia das Mães, a Administração Regional não emprestaria o som e Donato Epifanio, nosso anjo salva-vidas, nestas situações, por questões de saúde, não teria condições de fazer o fechamento musical. A solução foi espontânea: ali mesmo arrecadou-se R$ 200,00, que serviram para alugar o som e pagar o cachê de Máximo Mansur, o artista que fechou dito Sarau.
Tivemos mais gestos de solidariedade com nossa ALT: Pedro Gomes sacou um cheque e pagou uma prestação do Data Show recém comprado, Fernando Gurguel doou um mouser para nosso computador, Gabriel Fassio se dispôs a revisar os boletins/jornais e sua esposa, a doutora Erika Carvalho, esta trabalhando para por no ar, o novo site (www.academiadeletras.com) Raúl já presta serviços na sede e ajudou na elaboração deste boletim. María Félix sempre acompanha seu esposo Gustavo Dourado nas reuniões da ALT, agora sera como membro efetivo.
Certamente se respiram “ares” de otimismo em nossa querida ALT, pela frente, vários projetos que darão destaque à nossa entidade. Bem-vindos aos novos companheiros, em boa hora sua chegada.

Visita à Faculdade IESA



A ALT foi convidada à participar da Semana Acadêmica de Letras, Historia e Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Educação de Samambaia.
A presença dos escritores junto aos alunos foi cheia de interatividade e de um fluido de alta emotividade.
O objetivo era ajudar a desmistificar a figura dos escritores; eles estão vivos, não são ricos e famosos e moram perto.
Na segunda feira, 3 de maio, Ronaldo Mousinho, Gacy Simas, Donzilio Luiz e Raúl Ernesto Larrosa, apresentaram a ALT de maneira dinâmica, sua trajetória, os projetos e a relação com a comunidade do DF.
Terminaram com um divertido coquetel de poesias, contos e cordel.
O sucesso juntos aos alunos foi absoluto, no meso dia agendaram o retorno para mesma semana, sexta feira, 7 de maio, encerramento da Semana Acadêmica.
Alunos surpreenderam com suas intervenções: Dorisman Guimarães mostrou seu primeiro livro, e leu alguns poemas dele.
Duas professoras também mostraram seus trabalhos. A professora Juliana Ferreira Alves, mestre em linguística fez uma intervenção poética e a professora Renata Romero Ferraz, mestre em literatura, leu uma poesia que escreveu, inspirada num cordel do acadêmico Donzilio Luiz.
Durante toda a semana os livros de acadêmicos estiveram em exposição para venda.

12 de mai. de 2010

Palestra- Sedução e Comportamento


Para intensificar a parceria entre a Academia de Letras de Taguatinga e o Sindicato dos Escritores do DF, em prol da cultura, os escritores Gacy Simas e Raúl Ernesto Larrosa, organizam com o apoio da Biblioteca Nacional de Brasília, palestras mensais, gratuita, abertas à comunidade. A primeira será dia 13 de maio, às 19hs30.


Os palestrantes serão:

Gacy Simas - escritora,professora formada em Filosofia, pertence a

Academia de Letras de Taguatinga e Sindicato dos escritores do DF


Elias Daher - escritor, Economista e Analista de Sistemas, presidente do

Sindicado dos Escritores do DF.


Com tema: SEDUÇÃO e COMPORTAMENTO - Diferenças e Afinidades: como viver com elas.


Local: Auditório da Biblioteca Nacional, 2° andar


Release:

A palestra aborda a sedução como ferramenta para interagir, seja no primeiro contato, ou como tempero de relacionamentos estáveis. Longe de ser uma estratégia de convencimento, a sedução está mais próxima da sinceridade, do que é natural e simples.O mundo moderno evoluiu seus meios de comunicação, mas temos uma crise de conteúdo. Os encontros românticos não foram favorecidos pelas facilidades de celulares e internet.Por que algumas pessoas conseguem atrair mais, ou desenvolver relacionamentos mais sadios com as pessoas?A sedução sob os dois pontos de vista: masculino e feminino

3 de mai. de 2010

Homanagem a Brasília


Nossa querida Academia de Letras de Taguatinga organizou sua homenagem ao cinquentenário de Brasília, no último dia 30 de abril.
O evento realizado durante os períodos vespertino e noturno, contou com a presença dos alunos do Centro de Ensino Médio- EIT, que lotaram o auditório do Teatro da Praça, em Taguatinga.
A programação iniciou com o depoimento do pioneiro: Antônio Britto de Oliveira, que narrou desde sua chegada em Brasília até os dias atuais, passando pelas dificuldades e curiosidades da construção da cidade.
Acompanhamos a palestra do presidente da ALT, prof. Ronaldo Mousinho, que fez um histórico da literatura no DF.
A noite foi a vez do pioneiro Adirson de Vasconcelos (foto) dar seu testemunho, e da acadêmica Margarida Drumond contribuir com uma exposição de fotos, da cidade.
Para o encerramento das atividades deste dia, compartilhamos um espetáculos musical a cargo de dois violeiros: Chico Ivo e João Neto, finalizando com um coquetel para lançar oito títulos com o carimbo do Tributo ao Cinquentenário de Brasília:
- Gustavo Dourado - Brasília 5.0 - Antologia de Cordel.
- Donato Epifânio de Oliveira - S.O.S Brasil, Reforma, ensaio.
- Adison do Amaral - Os Trovadores - Síntese Histórica da imortal Lírica Trovadoresca.
- Pedro Gomes: O Preço de um Ideal, romance.
- Astrogildo Miag: Lampião, governador de Brasília, romance.
- Aydson de Oliveira: Tempo de Soniar, poesia.
- Margarida Drumond: Tempo de Saudade, romance, 2ª edição.
- Pedro Paulo Braga: Ditos, ditados e dizeres, UBE/Scortecci, 2009.