7 de nov. de 2008

Nossos Projetos-(Realidades)

Estes são alguns dos projetos que realizamos com estudantes, professores e comunidades em geral.

* Oficina Gutenberg – livro criativo – Sobre produção de livros, com o intuito de estimular a leitura, direccionado aos professores.
Origem histórica do papel, os primeiros livros, passando pelos diferentes materiais que podem ser usados para elaborar livros, segundo a idade do leitor. Material atractivo, inventivo elaborado para despertar o interesse.

* Oficina Gutenberg – para pensar e gostar de ler - Direccionado aos alunos, com o propósito de estimular a leitura, escrita e a confecção de livros. Despertar a curiosidade e plantar a ideia de que qualquer pessoa pode escrever um livro. Instruções para o passo a passo, desde a ideia inicial, escrita, correcção, ilustração, diagramação, impressão e venda.

* Projeto Costurando Palavras - Une noções básicas de corte e costura, artesanato, textos e material com o qual se possa abstrair uma leitura visual, táctil e textual, fazendo parceria com a alfabetização.
Este é um projecto que acompanha as camadas menos favorecidas de nossa sociedade; fortalece a ideia de inclusão social, alfabetização, geração de emprego e outras medidas que geram qualidade de vida; incentiva e valoriza a auto-estima, a vontade de superar obstáculos.

* Projeto de Inclusão as Artes – Um descobrimento das aptidões e trabalho em equipe, aplicados na: literatura, desenho, origami, música, expressão corporal, escultura etc.
Após cada oficina, são muitas e variadas as surpresas que nós, os professores e os próprios alunos temos, ao descobrirmos talentos adormecidos.

*Projeto introdução básica ao espanhol – As semelhanças/diferencias com português, curiosidades, origens e variações dentro do mesmo idioma. Em qualquer idioma existem palavras-chaves para facilitar a comunicação, neste caso mostramos alguns atalhos básicos para quem quer conhecer o Espanhol.

*Contação de história – criança, jovem e adulto – O conto fantástico, o conto realista, fazer rir, fazer pensar e emocionar. A importância da narração oral, na historia da humanidade é tratada de maneira transversal, com as historias, os contos e os causos.

* Encontro com o Escritor – Leitura e bate-papo informal c/ escritor. Confirma a realidade de que o escritor pode ser nosso contemporâneo e vizinho.
Ao desmistificar a imagem de que o escritor é inatingível, mostramos que todos podem escrever, mais somente poderá ser escritor quem for um bom e atento leitor.

* Projeto Para Gostar de Poesia – Para adolescentes e adultos. Origem da transmissão oral e fecunda, com a finalidade de unir, distrair e passar costumes.
Estimular crianças, jovens e adultos a: ler poesia e fazer poesia. Desde o soneto até o Hip Hop atual, a poesia esta no dia-a-dia de maneira visual, sonora, lúdica ou escondida, descobri-la, é um desafio.

* Projeto Para Contar Contos – Estimular crianças, jovens e adultos a: ler e produzir contos, diferenciando a visão pessoal, da impessoal. Desde os primórdios na historia da humanidade, até o cotidiano da família, tudo se conta com apenas dois ferramentas: a memória e a voz.