20 de out. de 2008

Exposição de Livros no Senado Federal - DF


Nos dias 15 e 16 de outubro, foram realizados, no Senado Federal (Brasília), uma Mostra de Livros Infantis e Juvenis.
Uma idéia do Senador e professor Cristovam Buarque, tornou-se uma realidade executada por Gacy Simas.
Para comemorar o dia do Professor e das Crianças, a mostra exibiu livros de escritores de Brasília e outros.
Três entidades estavam presentes: o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Academia Taguatinguense de Letras e Movimento Cultural aBrace.

17 de out. de 2008

Contação de história




É maravilhosa a sinergia que a escritora Gacy Simas tem com as crianças (Foto 1). Dia 17/9/2008, foi a vez das 400 crianças, entre 3 a 6 anos de idade, que estudam no SESC de Taguatinga Norte, participarem da contação de histórias com o casal Gacy Simas e Raúl Larrosa (foto 2), ambos escritores, dedicados em promover a educação integral, por meio de projetos de estímulo a leitura, para crianças, jovens e adultos. O casal trabalha com projetos especiais para professores.

Contatos: edylsia@gmail.com
Fone: (Oxx61) 8419-2163

7 de out. de 2008

Visita a São Sebastião


Finalmente fomos cumprir uma promessa feita ao nosso amigo, professor e estudante de jornalismo: Vinicius Borba. Ele é companheiro educacionista, fundador dos Radicais, grupo de artistas que faz seu sarau mensal nos padrões da Tribo das Artes.
Prometemos realizar uma oficina na escola onde ele trabalha.
São Sebastião fica a 28 km do Plano Piloto, Brasília, mais poderia ser uma pacata cidadezinha do interior, quem sabe do Maranhão, já que a maioria de seus habitantes tem suas raízes por lá.
A escola fica do lado de um bosque e a ele deve seu nome. Um grande incêndio, acontecido ali em tempos anteriores, tem gerado na população uma consciência ecológica, realista e antenada aos novos tempos.
Os jovens recebem influências dos movimentos que atuam nas grandes periferias, Hip Hop, Rap, e claro do Reggae do Maranhão.
Nossa Oficina, uma das que mais prazer nos dá, é: Inclusão as Artes ( Literatura ‘prosa e poesia’, Artes Cênicas ‘teatro, fantoches e dança’, Artes Visuais ‘maquetes, desenho e pintura’, Música), após um curto bate-papo tendo como tema central a Comunicação, dividimos as turmas, em grupos (7 grupos de 8 alunos). Para cada grupo uma Arte a ser trabalhada, revelando a comunicação por meio dela. Após mais de uma hora e meia de intensos trabalhos, ensaios, recomeço, nervosismos e polêmicas próprias da idade, e uma serie de loucuras que os adolescentes nos tem acostumados, finalmente estavam pronto para ver o resultado das tarefas, apenas um grupo não se apresentou, produto da insegurança e timidez de alguns membros da equipe, o que deixou numa tristeza de dar dó os outros integrantes, que desejavam expor sua obra.
No grupo de desenho, uma forte influência do graffiti e uma rejeição aos pichadores.
A equipe de dança refletiu toda a sensualidade, que estes jovens estão acostumados a assistir pela televisão, sendo Rap e o Hip Hop suas principais referências. Igualmente aconteceu com os novos poetas.
Ao final das apresentações, o coletivo escolheu, por voto secreto, o grupo de melhor performance. Ali esteve a parte alta da tarde, eles esqueceram do sagrado lanche, para torcer por seus favoritos, na hora da votação.
É com este tipo de público, crianças de escola pública, em contexto crítico, carentes de uma visão positiva da vida, que nossa presença adquire uma relevância maior, ante a escassez de referências culturais mais abrangentes. Mesmo escondido sobre todas as intempéries sociais, surgem talentos ocultos desejando serem descobertos e lapidados.

5 de out. de 2008

Curso Técnicas Pedagógicas para Monitores na ULB


O BOM FILHO A CASA RETORNA

Após concluírem o curso de Educação Política da ULB (Universidade Aberta Leonel Brizola), ministrado na Tele-sala de Taguatinga, os concluintes retornaram na última segunda-feira, dia 15, para darem prosseguimento ao aprendizado que durou 5 meses.

Os futuros monitores se reuniram com a professora e "Educacionista", Gacy Simas, para mais um aprimoramento em suas jornadas em busca de Técnicas Pedagógicas.

A ULB Taguatinga não pára por aí. Futuramente, segundo a coordenadora da tele-sala de Taguatinga, Socorro Passos, a intenção é que os monitores se formem em outras disciplinas, como por exemplo: oratória e curso de libras, a fim de melhorar a qualidade de atuação em sala de aula por parte dos monitores.

"Nosso objetivo é tornar os monitores “super” preparados para atenderem as necessidades da população em sala de aula". Socorro Passos.

"A ULB mudou tanto minha vida que hoje tenho vontade de contribuir disseminando o conhecimento que adquiri".Palavras de Maria Júlia.



Notícia de Socorro Passos, Coordenadora da Tele-sala de Taguatinga.



Curso Técnicas Pedagógicas para Monitores, trabalho realizado com a turma de monitores da Universidade aberta Leonel Brizola -ULB. Brasília, de 15/9/08 até 20/09/08.