14 de set. de 2008

Entrevista com o escritor



Colégio Inédito

No dia 10 de setembro de 2008, os escritores Gacy Simas e Raúl Larrosa, estiveram no Colégio Inédito, situado na Colônia Agrícola Samambaia (Brasília), para uma entrevista programada pelos alunos do ensino fundamental e médio.
A programação iniciou com uma apresentação, por parte dos escritores, mas logo os jovens iniciaram as perguntas... e, num instante, formou-se uma enorme fila de crianças, todas aguardando sua vem para questionar os autores.
Afirma Gacy: “As crianças, de um modo ou de outro, sempre conseguem nos surpreender, desta vez, foi uma jovem de 11 anos, que criou uma poesia na hora, para nos homenagear. Verdadeiramente especial!”
Durante este semestre as crianças estão estudando a obra de dois escritores: Machado de Assis e Gacy Simas. Procuram obter semelhanças com os aspectos da natureza em ambas as obras.
Os escritores observam: “Apoiamos a iniciativa dos dirigentes, pois procuram manter vivo o escritor clássico e trazer para perto das crianças os escritores regionais e que ainda estão vivos.”

4 de set. de 2008

27º Feira do Livro Brasília



Sábado, 30 de agosto, começou a 27ª Feria do Livro. Iniciamos com um encontro de escritores uruguaios. No estande do Sindicato dos escritores e da Academia Taguatinguense de Letras, aconteceu um sarau organizado pelo Movimento Cultural aBrace, com a presença de seus diretores Nina Reis e Roberto Bianchi, com a participação especial da poetisa uruguaia Betty Chiz. Com o microfone aberto para a participação do público presente, desfrutamos de um evento iluminado pela magia das palavras e das idéias. Em meio ao espetáculo poético, escutamos o som da chuva, esta não seria nenhuma noticia se, Brasília, não estivéssemos ainda no período da seca. Após 5 meses de baixa umidade, as primeiras gotas de chuva que caíram, recebemos não apenas como prenúncio da primavera, mas também e principalmente como um sinal de bom e fértil período na literatura e nas raízes culturais da nossa sociedade.
Paralelo a Feira do Livro iniciamos esta semana, a primeira Bienal de Poesia – I BIP, um empreendimento que se tornou realidade, principalmente, pela perseverança do escritor Antonio Miranda. Contaremos com a participação dos nossos amigos e convidados uruguaios também em apresentações na BIP.
Ao final da noite do dia 30/8, recebemos a honrada visita do poeta amazonense Thiago de Mello (principal homenageado em esta Feira e Bienal). Foi um momento emocionante, ver este homem de idade avançada, que na noite anterior dormiu com um médico em sua cabeceira, pois estava com 40º de febre, inclusive foi noticiado pela imprensa que sua presença era incerta. Vê-lo ali conosco distribuindo otimismo foi maravilhoso! O grande Thiago de Mello nos contou sobre o carinho e saudade que tem por Mario Benedetti e Eduardo Galeano, sobre o tempo que ficou exilado no Uruguai e os amigos que conquistou. Admirável a história de vida deste poeta.

Estamos na 27ª Feira do Livro, que começou da melhor maneira possível.

3 de set. de 2008

27ª Feira do Livro de Brasília



Especial:

Dia 03 de setembro
Horário: 9h às 12h
Local: 27ª Feira do livro de Brasília, Pátio Brasil - Oficina II
Explanação de alguns projetos de incentivo a leituras, durante o II Fórum Brasília, capital das leituras.
A escritora Gacy Simas, apresentará um de seus Projetos de estímulos para leitura:
o Projeto Ler e Criar – incentivo à leitura, a convite da Biblioteca Braille de Taguatinga, pela Dinorá Couto Cansado.

2- Dia 04 de setembro
Horário: 10h às 13h -
Local: Biblioteca Nacional e Brasília - I Bienl de Poesia - I BIP
A escritora Gacy Simas participarái com performance poética, durante apresentação dos membros da Biblioteca Braille de Taguatinga, na programação do Viva a Poesia - com os Autores em Braille, organizado pela Dinorá Couto Cansado, da Biblioteca Braille de Taguatinga.

2 de set. de 2008

11º Encontro de Esperanto de Taguatinga - Brasília


Você sabe que há uma língua para todos os habitantes do Planeta Terra? Essa língua não pertence a nenhum povo, em particular; todavia, de todos ela é igualmente pertencente. Ela é minha e também sua; mesmo que você ainda não a tenha começado aprender. Essa língua chama-se ESPERANTO. Com o propósito de divulgar o ESPERANTO, a “Taguatinga Esperanto-Klubo" (Clube de Esperanto de Taguatinga) realizará no dia 21 de setembro (domingo), a partir das 9 horas da manhã, o 11º Encontro de Esperanto de Taguatinga. O tema será: O ESPERANTO EM TAGUATINGA. O evento constará de duas partes. 1ª Parte: Palestra mostrando aspectos históricos do movimento esperantista em Taguatinga; 2ª Parte: Apresentação de um espetáculo artístico na língua Esperanto com artistas do DF e a participação especial de Tarcísio Lima - cantor, compositor e músico de Fortaleza (Ceará), premiado em vários concursos internacionais. O evento será realizado no Auditório dos Pioneiros (prédio da Administração Regional de Taguatinga, na Praça do Relógio, Taguatinga Centro, Brasília, DF). O visitante que for de trem do metrô deverá saltar na Estação Praça do Relógio.
A ENTRADA SERÁ FRANCA.
Se você desejar mais informações utilize:
E-mail: "tek.esperanto(ARROBA)ig.com.br"
Telefone: (61) 3033-4882 (sede do TEK).
Colabore com o movimento em prol do Esperanto retransmitindo este convite para os seus amigos, principalmente para aqueles que moram no Distrito Federal.

Desejando muita paz, saúda-lhe,

A Diretoria do Taguatinga Esperanto-Klubo

NOTA: Se você quiser manter-se informado sobre tudo que ocorre no DF com relação ao movimento em prol do Esperanto (cursos, festas, congressos, excursões etc), solicite-nos sua filiação ao Grupo ESPERANTO-EM-BRASÍLIA. Você não pagará nada por esse serviço.
Abrace você também essa bandeira:
"PARA CADA POVO, A SUA LÍNGUA; PARA TODOS OS POVOS: ESPERANTO!".